Recent Posts

terça-feira, 28 de junho de 2011

Doce de abóbora

Doce de abóbora (Gerimum).

Ingredientes:

½ kg abóbora (Gerimum)  (800 ml)
02 xc chá açúcar                  (400 ml)
½ xc chá água                      (100 ml)
06 Cravo
01 pau de canela

Modo de fazer:

Lavar a abóbora e passar a casca no ralo perfil gota para fazer
Abóbora palha, reservar.
Cortar poupa da abóbora em pedaços pequenos, mais ou menos
iguais e colocar para cozinhar no vapor, sem tempero, reservar.
Em uma panela colocar a água, o açúcar e deixar até a calda ficar
dourada, colocar os cravos e a canela, deixar voltar ferver.
Colocar a abóbora já cozida e deixar cozinhar até voltar a ferver.
Deixar esfriar e servir puro ou com sorvete.

Ir para Índices.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Os alimentos que exterminam a fome

Conheça os campeões da saciedade, aqueles alimentos que nutrem sem pesar no estômago.

Aposte nos alimentos que aumentam a saciedade.

Um prato rico em nutrientes certos manda a fome para longe e faz bem à saúde

Você alguma vez fez uma refeição até sentir-se satisfeito, mas minutos depois teve fome de novo? É muito comum apostarmos em alimentos que parecem "matar a fome" e percebermos que na verdade eles são digeridos muito rápido. Um bom exemplo disso são os carboidratos. Felizmente existe uma série de alimentos que são amigos da nossa saciedade e contribuem para que tenhamos mais disposição e menos fome!

Além de uma alimentação adequada, é importante adotar alguns hábitos amigos da saciedade, como mastigar devagar e não colocar no prato mais do que se pode comer, já que o cérebro processa a saciedade pelo tempo que você passa comendo, não pela quantidade de alimento ingerido. Comer de três em três horas sem pular refeições também é importante, pois o jejum prolongado faz com que os sinais de fome venham mais rápido, o que nos faz comer mais. Porém, comer de três em três horas não quer dizer beliscar o tempo inteiro. Refeições completas são essenciais para a nossa saciedade não ficar comprometida. Conversamos com especialistas e descobrimos os alimentos campeões da saciedade:


Pães: Os pães, principalmente os integrais, são alimentos que naturalmente garantem uma sensação de saciedade. "Os pães integrais possuem grandes quantidades de fibras, que contribuem para aumentar a saciedade" diz a nutricionista Júnia Bolognesi.


Arroz e feijão: Essa dupla é imbatível quando o assunto é saciedade. O arroz possui várias vitaminas do complexo B, carboidratos, cálcio, folato e ferro. Já o feijão é um alimento rico em proteína vegetal, fibras, fonte de ferro e vitaminas do complexo B.

"Ele é um tipo de amido resistente, ou seja, o carboidrato do feijão demora mais tempo para se transformar em glicose (açúcar no sangue), evitando picos de insulina e que o metabolismo fique lento", diz Júnia. Além do valor nutricional, a ingestão do arroz com feijão proporciona uma saciedade de longa duração. Dê preferência ao arroz integral por conter fibras.



Massas Integrais: as massas integrais contêm fibras, que dão mais saciedade, além de diminuírem a velocidade de digestão do carboidrato, o que faz com que a fome demore mais para voltar. No caso das massas refinadas sem fibras, Júnia explica que o carboidrato presente nelas se transforma em açúcar muito rápido no sangue, disparando a produção de insulina que, em excesso, aumenta os estoques de gordura do nosso organismo.


Frutas associadas a grãos e iogurtes: as frutas e os grãos são excelentes fontes de fibras. Quando associados ao iogurte, ou qualquer outro laticínio, oferecem maior saciedade, pois esses últimos contém grandes quantidades de proteína. "A digestão é mais lenta, retardando o esvaziamento gástrico e, consequentemente, a fome", diz Júnia. Dê preferência aos laticínios desnatados e sem sabor.


Saladas cruas: As folhas verdes são campeãs de fibras e também contam com outra particularidade quando o assunto é saciedade: elas exigem muita mastigação. "Este é um mecanismo fundamental para o cérebro avisar a hora certa de você parar de comer", diz a nutricionista Júnia Bolognesi. Por isso inclua sempre as saladas cruas no almoço e jantar. "Outra dica importante é incluir os talos das verduras e legume, pois também são ricos em fibras", completa.


Sucos naturais: A presença dos sucos naturais à mesa, nunca os artificiais ou os refrigerantes, também garantem uma maior saciedade. Júnia explica que o suco de frutas não tem o mesmo conteúdo de fibras da fruta in natura, porém você pode enriquecê-lo acrescentando as cascas das frutas, vegetais, grãos e até em forma de vitamina.


Banana nanica: Embora ela seja mais calórica que outras frutas, como maçã, pêra e abacaxi, ela contém cerca de 1,9g de fibras por unidade, sendo a campeã no quesito saciedade. "Um boa escolha é consumi-la junto a vitaminas, ou no lanche da manhã, por exemplo", aconselha Júnia.


Damasco: a nutricionista Ana Paula de Souza, do Citen, explica que o damasco contém gorduras, que têm lentidão na digestão, e seu sabor doce aumenta a saciedade e inibe o esvaziamento gástrico. Dê preferência ao damasco seco que contém maior quantidade de fibras.


Carnes: por serem ricas em proteínas e gorduras, as carnes retardam o esvaziamento gástrico e aumentam a saciedade. "Porém não devem ser consumidas em grandes quantidades com o objetivo de induzir à saciedade. O ideal é acompanhá-las de outros alimentos, como verduras e legumes", explica Júnia Bolognesi.


Queijos: eles são fontes de proteínas que retardam o esvaziamento gástrico. Prefira os queijos brancos ao invés dos queijos amarelos, por terem menos gorduras.


Leite desnatado: "Isento de gorduras e rico em proteínas, esse tipo de leite pode ser misturado a sucos e batidos com frutas para proporcionar maior satisfação", conta Júnia.


Oleaginosas: Castanhas, amêndoas, nozes. Além de serem uma ótima fonte de gorduras mono e poli-insaturadas, consideradas saudáveis para o organismo, Ana Paula conta que elas são ricas em proteínas vegetais que, quando chegam ao estômago, liberam enzimas de saciedade.

Yahoo Beleza e Saúde Por Carolina Gonçalves

Ir para Índices.

sábado, 18 de junho de 2011

Feijão verde com carne de sol


Feijão verde com carne de sol.

Ingredientes:

500 gr de feijão verde
300 gr de carne de sol
01 cebola picada (100 ml)
01 tomate sem semente (100 ml)
100 ml de pimentão verde e veremlho
100 ml de coentro e cebolinha
02 folha de louro
03 dente de alho espremido
01 cl sopa óleo apra friar a carne
01 cl sopa de mateiga de garrafa
01 cubo de caldo de costela dissolvido
02 l água para cozimento do feijão
azeite e sal a gosto
algace para decorar

Modo de fazer:

Selecionar e lavar o feijao, colocar o feijão em
uma panela de pressao com a água e o louro
e deixar conzinhar por +- 20 min, até que
fique macio. Macio! Reservar somente os
grãos cozidos e descartar a água e o louro.




Fatiar a carne de sol, re-hidratar e retirar o
sal com água gelada dentro da geladeira
durante dois dias, troque a água 2 a 3 vezes
ao dia. Deixar escorrer em uma peneira
dentro da geladeira por algum tempo.



Em uma panela com o óleo quente fritar a carne e ao começar a liberar água
colocar a tampa para que cozinhe no próprio suco da carne! Se necessário
completar com pouca água para não perder o sabor, somente o necessário.
Assim que estiver macia retirar do fogo , deixar esfriar, desfiar, retirar
as gordurinha e reservar.

Na mesma panela colocar a manteiga de garrafa e deixar esquentar, em
seguida colocar a cebola, o pimentão, o tomate e deixar até o pimentao
ficar macio, em seguida colocar a carne desfiada, o feijao reservado,
o coentro e a cebolinha, misturar com cuidado de fora para dentro e de
baixo para cima, isto para preservar a estrutura dos grãos do feijão.




Servir com arroz branco, alface e azeite a gosto.




Ir para Índices.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Programa Minha Garrafa, Minha Casa

                          Programa Minha Garrafa, Minha Casa.












































Publicação: Ideal Dicas

Enviado por: Delma Gomes

Ir para Índices.          Ir para Dicas          Ir para Dicas - Sustentabilidade