Combatendo a negatividade.
As ervas sempre foram utilizadas pelo homem, desde os tempos mais remotos, como fontes de cura e bem estar e foi a partir desta sabedoria popular que seu uso foi se expandindo, passando de pai para filho, atravessando gerações e despertando inclusive interesse científico, o que ampliou e expandiu ainda mais as suas diversas aplicações e efeitos medicinais.
Mas algumas plantas suplantam os efeitos terapêuticos e acabam ficando conhecidas, através da força da sabedoria e das crenças populares, pelos seus poderes energéticos de limpeza e proteção espiritual, cuja fama vai sendo passada de geração em geração. Mito, crendice, ou superstição para alguns, ou uma ajuda realmente eficaz, para outros, o fato é que, desde os tempos mais remotos, várias culturas agregam este simbolismo “mágico” a determinadas ervas e as utilizam largamente, até os dias atuais.
Este é o caso da Pimenteira (Capsicum sp.), da Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata), da Arruda (Ruta graveolens) e da Comigo Ninguém Pode (Dieffenbachia sp.), às quais são atribuídos os efeitos de proteger contra a inveja e o mau-olhado, atrair boas energias e, conseqüentemente, para auxiliar na limpeza e fortalecimento energético, de pessoas e ambientes. Para quem deseja se beneficiar de suas propriedades, é aconselhável tê-las plantadas em casa. Suas mudas são facilmente adquiridas e há algumas lojas de plantas que inclusive já vendem um vaso com todas as ervas plantadas juntas, incluindo algumas outras, como alecrim, manjericão e guiné, formando um verdadeiro “kit protetor”.
O que você sabe sobre a saúde feminina? Faça aqui o teste!
Veja algumas características de cada uma:
Comigo-Ninguém-Pode – seu nome já é bem significativo e dispensa maiores explicações, mas acredita-se que ela é capaz de repelir e anular energias negativas. Além disso, é uma planta muito bonita e enfeita bem qualquer ambiente. Só é preciso tomar cuidado quem tem crianças pequenas ou animais domésticos em casa, pois é altamente tóxica se ingerida.
Arruda – talvez a mais conhecida e utilizada, é citada na Bíblia e sabe-se que os europeus costumavam usar um galhinho atrás da orelha, como proteção, hábito que se difundiu no Brasil, através dos escravos que chegaram aqui na época da colonização. Apesar de possuir diversas indicações medicinais, seus uso mais difundido mesmo é o de proteção, inclusive através de banhos e defumações.
Espada de São Jorge – por causa de seu aspecto, com folhas longas e pontudas, foi associada ao poder de cortar vibrações negativas e todo tipo de magia. De fácil cultivo, já que se dão bem em qualquer lugar e não necessitam de nenhum cuidado especial, é comum colocá-las em vasos na entrada de casa.
Pimenta – Diz-se que, ao entrar em contato com uma energia ruim, ou quando o ambiente está “carregado”, a pimenteira seca completamente. Sua característica quente e picante também é associada com o poder de estimular a vitalidade, melhorar o astral da casa e de quem estiver por perto e de atrair boas energias para o amor. Além de servir como amuleto, seu colorido alegre, principalmente em tons de laranja, vermelho e amarelo, dá um toque todo especial à decoração.
Seja como for, todos nós possuímos um campo energético que, quando fortalecido, nos faz vibrar em saúde, bem estar, vitalidade e equilíbrio emocional, e é muito comum, vez ou outra, sentirmos que algo não vai bem e a necessidade de nos purificar, proteger e fortalecer de alguma forma. De uma coisa não podemos duvidar: a natureza sempre se coloca à disposição com uma infinidade de maneiras para nos proporcionar harmonia e transformação, basta sabermos utilizá-la com sabedoria. Portanto, se você possui afinidade com as ervas e sua intuição assim pedir, enfeite sua casa, cultive seu jardim e conecte-se com os efeitos benéficos que deseja para si.
Publicação: Yahoo Astral 16 de junho de 2010
Ir para Índices.
Recent Posts
0 comentários:
Postar um comentário