Caldas de açúcar.
Não há ingrediente mais delicado na doçaria do que o açúcar. Do fio à calda, é essencial dominar seu preparo.
1 - CARAMELO
Numa panela, leve somente o açúcar ao fogo e deixe derreter até ganhar a cor dourada. Depois acrescente aos poucos a quantidade de água indicada na receita, mexendo sempre até o açúcar se dissolver. A proporção ideal é, para cada xícara de açúcar, 1/4 de xícara de água. Lembre-se de que quanto mais cozinhar, mais grossa ficará a calda.
2 - FIO FINO
Ponha uma xícara de açúcar e meia de água na panela e deixe no fogo por 17 minutos. Retire uma pequena quantidade, deixe esfriar e pegue com o polegar e o indicador, afastando-os em seguida. Estará no ponto ao se formar um fio fino e firme.
3 - FIO FORTE
Deixe a calda engrossar um pouco mais do que para o fio fino. Retire uma pequena quantidade, deixe esfriar e pegue com o polegar e o indicador, afastando-os em seguida. Estará no ponto ao se formar um fio grosso e resistente.
4 - BALA MOLE
Deixe a calda no fogo por apenas 8 minutos. Com uma colher, pegue um pouco e ponha em um recipiente com água fha. Estará no ponto quando, ao retirá-la da água, se formar uma bola que perde a forma.
5 - BALA DURA
Deixe a cálda no fogo por 13 minutos. Ponha um pouco em um recipiente com água fha. Com a ponta dos dedos, rere da água e faça uma bolinha. Estará no ponto se a bolinha mantiver a forma.
6 - PÉROLA E MEL
Pérola é quando a calda, após 5 minutos de
fervura, cai em fio formando uma bolinha na
ponta. O ponto de mel é obtido quando a calda
começa a engrossar e, ao ser friccionada com
os dedos, tem consistência semelhante à do mel.
Divulgado na pág. 26 do encarte de ofertas de 16 a 26/11/2006 - Casas Sendas
Foto: Mari Queiroz
Enviado por: Regina Mota
Ir para Índices. Ir para Dicas Ir para Dicas - Culinária
Recent Posts
0 comentários:
Postar um comentário