Recent Posts

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Inclua o vinagre na sua alimentação




Inclua o vinagre na sua alimentação.

Conheça as principais características dos diferentes tipos de vinagre e saiba incluir 
na dieta 1,28kcal por colher.
O vinagre não é apenas útil para neutralizar os efeitos do gás lacrimogêneo. Sabia que ele também é extremamente importante e oferece diversos benefícios para sua alimentação?
Na dieta, ele é usado como tempero e não é um vilão em relação às calorias: uma colher de sopa contém apenas cerca de 1,28 kcal. Além disso, para quem sofre de hipertensão, o vinagre é super indicado como possível substituto do sal nas saladas. Segundo a nutricionista Roberta dos Santos Silva, chefe do programa Cyber Diet, não há contra-indicação e nem uma quantidade definida de vinagre a ser consumida por dia, mas uma colher de sopa é avaliada como uma boa porção. A única restrição é para quem sofre de gastrite, que deve consultar um médico para saber como estruturar uma dieta em relação a produtos ácidos.
Existem vários tipos de vinagre disponíveis no mercado. Conheça as principais características deles:
Vinagre agrin: o mais comum utilizado na cozinha. É o mais ácido de todos e pode ser encontrado nas versões branco ou tinto. Costuma ser usado para tempero e conservas.
Vinagre de vinho: é o vinagre que vem da fermentação ácida do vinho, e também pode ser branco ou tinto. Carrega componentes do vinho e da uva, e por isso tem sabor mais forte, sendo bastante utilizado para tempero e para marinar carnes.
Vinagre balsâmico: é considerado o vinagre mais nobre de todos. É proveniente de vinho tinto e composto com outros nutrientes (por exemplo, pode conter extratos de madeira e aromas de frutas e mel). Tem um sabor mais agridoce e pode até ser utilizado em pratos doces. Esse tipo de vinagre tem elementos estimulantes que estimulam o suco gástrico e colaboram para uma boa digestão.
Vinagre de maçã: é obtido a partir da fermentação do suco de maçã. É o menos ácido de todos e é o que contém maior quantidade de antioxidantes, o que significa que esse tipo de vinagre é indicado para combater radicais livres, retardar o envelhecimento e prevenir o aparecimento de câncer.
Vinagre de cereais: é um vinagre que é feito do arroz, da fermentação desse cereal. É muito usado no tempero de pratos da cozinha oriental.
Vinagre de mel: é obtido com a fermentação do mel de abelha. Contém nutrientes tradicionais do mel e é freqüentemente utilizado para a produção de doces e xaropes.
Resumindo: o vinagre está cheio de benefícios para a saúde e não compromete sua
dieta - pelo contrário, colabora para deixar a comida ainda mais saborosa. Qual é o
 seu tipo preferido?
Foto: iStock
Publicação: Yahoo! Brasil - Por Fernanda Lopes - Contribuidor Network
Ir para Índices.          Ir para Dicas          Ir para Dicas - Culinária

0 comentários: