Recent Posts

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Feijão tropeiro


Feijão tropeiro - Mineira.

Ingredientes:

1½ xc feijão vermelho cozido (300 ml)
150 gr Bacon picado
300 gr lombo de suíno
03 gomo lingüiça toscana       (300 gr)
100 ml farinha de mandioca fina (macaxeira)
03 folha couve fatiada bem fina
01 ovo
100 ml cheiro verde picado
03 dente alho espremido
01 cebola bem picada ou passar por um ralo no perfil gota
½ cubo de caldo de bacon
03 cl sopa óleo
02 folha louro
Sal a gosto

Modo de fazer:

Picar o lombo em pedaços de um dedo de grossura , desalgar o lombo em água gelada, reservar.
Lavar o feijão, em uma panela de pressão cozinhar o feijão com o louro e o caldo de bacon, com a tampa ainda aberta assim que levantar fervura colocar o lombo fechar a tampa e deixar cozinhar até que o feijão fiquei macio. Reservar 300 ml e usar o restante com o tempero convencional, Baião Mineiro, Chili, Farofa de feijão vermelho ou mesmo congelar de 300 em 300 ml para usar nos próximos.
Lavar a couve, fatiar bem fina, em seguida levar a uma frigideira com óleo bem quente passar a couve fatiada. Se preferir crocante colocar um volume maior de óleo e deixar esquentar bem, fritar a couve em pequenas porções por imersão. Reservar.
Picar o bacon, reservar.
Cortar a lingüiça em rodelas ainda congelada, fica mais fácil, reservar.
Em uma panela de boca larga colocar o óleo, quando estiver quente fritar o bacon e em seguida a lingüiça, assim que estiverem dourados colocar o lombo já cozido, abrir um espaço no meio da panela e refogar a cebola e em seguida o alho, assim que estiverem dourados colocar o ovo ligeiramente mexido e misturar para que cozinhe, em seguida colocar o feijão já escorrido, Mexer até misturar, delicadamente para não danificar a estrutura do feijão. Colocar a farinha e em seguida a couve, verificar o sal e servir ainda bem quente regado a azeite de oliva e acompanhado com arroz branco e folhas de alface.


Ir para Índices.

0 comentários: